O maior evento do Parque Tecnológico de Belo Horizonte vem aí! O II Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS 2024, vai tornar a capital mineira o polo nacional dos debates sobre temáticas diversas ligadas às duas áreas que dão nome ao Congresso entre os dias 29 e 30 de agosto.
O congresso chega ao segundo ano com uma programação ainda mais ousada e recheada de atrações em relação à primeira edição. O evento reúne referências nacionais, autoridades, startups, grandes empresas, pesquisadores, estudantes e toda a comunidade para imergir nos desafios e soluções do universo da ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade.
“O evento foi construído com atenção especial à curadoria para trazer luz à temática de neoindustrialização e como isso impacta a ciência, tecnologia e inovação. Então, os temas principais da política de neoindustrialização, que têm muita relação com o estado de Minas Gerais, foram priorizados”, resume Camila Viana, Head de Sustentabilidade do BH-TEC.
“Esse é o grande norte do CIS 2024: a neoindustrialização. Além disso, abordaremos outros temas importantes, como resiliência climática e investimentos para a transição verde e negócios de impacto socioambiental. Esperamos um público bastante diverso, assim como no último ano”, acrescenta Camila Viana.
O CIS 2024 contará, além de painéis e palestras com referências nacionais, com a Vitrine BH-TEC - uma exposição das novas tecnologias desenvolvidas pelas empresas residentes do Parque -, exposição de arte, visitas guiadas pelo prédio central do BH-TEC, workshops e rodadas de negócios.
Os passaportes dão direito à participação nos dois intensos dias de congresso e devem ser garantidos no Sympla, com valores a partir de R$ 20 (clique AQUI).
O CIS 2024 é uma realização do BH-TEC e do Centro de Inteligência em Sustentabilidade do Parque (CIS) e conta com o patrocínio de Sebrae, apoio da Fapemig e parceria institucional de Trashin e Target Multimídia.
Saiba mais sobre as atrações!
Vitrine BH-TEC
Lançada em 2022, a Vitrine BH-TEC chega ao terceiro ano com ainda mais abrangência. O evento abre as portas do que de mais novo está sendo desenvolvido no Parque Tecnológico da capital mineira!
Serão expostos para os participantes as últimas novidades em segmentos diversos, como produtos desenvolvidos com nanotecnologia de ponta, o desenvolvimento de vacinas ainda inéditas em todo o mundo, tratamento de esgoto móvel, entre outros.
Além disso, iniciativas como CIS (Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC), Outlab e LabMIn (Laboratório de Metodologias de Inovação) terão seus próprios espaços na feira, com destaque para os resultados e inovações.
Visitas Guiadas
Os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer de perto as empresas instaladas no BH-TEC, com visitas guiadas pelo prédio central. "Queremos que as pessoas passem pela catraca do BH-TEC e visitem as empresas, conhecendo nosso ambiente institucional", diz Gustavo Assis, coordenador de eventos do BH-TEC.
Exposição de Arte
O BH-TEC vai receber uma exposição sobre arte, natureza e tecnologia, curada pelo professor Fabrício Ferdinando da UFMG. E a inauguração da exposição ocorrerá durante o CIS 2024 - e, posteriormente, transferida para o prédio da Assembleia de Minas Gerais.
Workshop e Rodada de Negócios
No segundo dia, a programação conta com um workshop de formação ESG e Impacto Socioambiental, que será realizado pelo Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, seguido por uma rodada de negócios com grandes empresas e instituições, proporcionando mentoria para startups.
Programação e Palestras
O congresso será dividido em várias sessões temáticas, abordando tópicos como neoindustrialização, negócios de impacto e mudanças climáticas. "Expandimos o tema do congresso para incluir novas áreas de interesse do BH-TEC e do CIS, além de questões emergentes como a crise climática", explica Gustavo.
Confira a programação:
29 de Agosto
Solenidade e Palestra de Abertura: Após a abertura do evento com a presença de representantes das áreas de C, T & I, a palestra de abertura focará na Resiliência Climática e Desenvolvimento Socioeconômico: Desafios Globais, Soluções Locais.
Mesa 1 | Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil e em Minas Gerais: Com a participação de representantes do governo (MDIC), Sistema B, Anprotec e ICE.
Mesa 2 | Investimentos para Transição Verde e Inovação: Esta mesa discutirá os desafios relacionados ao financiamento da transição para uma nova economia e industrialização, com participantes da ABDE, ANBIMA e BID.
30 de Agosto
Palestra: Práticas empresariais rumo aos princípios da nova política industrial, com o Instituto Ethos;
Mesa 1 | Cases de soluções tecnológicas da inovação para a sustentabilidade (Corpo de Bombeiros, grupo da USP - Xprize, Neoenergia - empresa de energia do Rio, Grupo Boticário e Trashin)
Mesa 2 | De minerais estratégicos a materiais avançados: rumo a uma nova mineração?! Com representantes do IBRAM, Invest Minas, UFMG, CTNano, Gerdau Graphene, Invest Minas e Jequitinonha Lithium Valley.
Mesa 3 | Transição energética e agricultura: potencialidades do setor agrícola em Minas Gerais, com participantes representando a SIAMIG, UFMG, Mover/Fundep, Embrapa Agroenergia.
CIS 2024: II Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC
Quando? 29 e 30 de agosto
Onde? BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 - Engenho Nogueira)
Como participar? Clique AQUI
Comments