Iniciativas selecionadas vão fazer parte da comunidade BH-TEC | Virgínia Muniz/BH-TEC
O grande dia chegou! O BH-TEC divulga nesta segunda-feira (8) o resultado preliminar com 11 startups selecionadas para participar do primeiro programa de pós-aceleração da história do Parque e da primeira entrega do recém-inaugurado Hub de Inovação Multifuncional: o Conexões BH-TEC.
Inédita no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, a proposta é fomentar negócios de startups com maior grau de maturidade.
“O BH-TEC coloca sua rede de parceiros para ofertar, às startups selecionadas, conexões diversas e com alto valor agregado, tendo como pilar o empreendedorismo de base científico-tecnológica", inicia a gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC, Cristina Guimarães.
"Ao acessar e trabalhar em conjunto com estes atores, a startup também pode incrementar sua competitividade - por meio da inovação - e quem sabe fazer parte da Comunidade BH-TEC. O Conexões é, sem dúvida, a formação de portfólio para o Parque Tecnológico com novas startups associadas”, complementa.
11 startups previamente selecionadas
No total, 25 startups finalizaram o processo de inscrição, sendo todas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte, com atuação em áreas como sustentabilidade, engenharia 4.0, inteligência artificial, comércio eletrônico, medicina e logística, entre outras.
Entre os destaques no perfil das startups inscritas está o fato de que a quase totalidade delas recebeu premiações e mais da metade consolidou a captação de recursos junto a fundos de investimento, sinalizando justamente o grau mais elevado de maturidade dessas empresas.
Depois de analisar essas e outras informações, o time de avaliadores chegou ao resultado preliminar de 11 startups selecionadas para o Programa Conexões BH-TEC:
3DLopes Artigos para Impressoras 3D Ltda.
Aterra
Axol Engenharia
Coodesh Serviços Tecnológicos Ltda.
Geeco Materiais & Engenharia
Logpyx
Nanoview Nanotecnologia
Pix Force
Rocketmat
TCX
Trashin
Prazo para recurso
As empresas inscritas que não foram selecionadas têm até às 23h59 de terça-feira, dia 9 de maio, para enviar recursos por meio do endereço eletrônico oficial do programa: conexoesbhtec@bhtec.org.br.
O resultado final da seleção será divulgado na quarta-feira, dia 10 de maio.
Mãos na massa
As atividades do Conexões BH-TEC começam oficialmente no dia 15 de maio, e seguem até 31 de outubro. O cronograma (reveja aqui) contempla ações de qualificação das empresas, resolução de gargalos e integração com o ecossistema, entre outras, como informa Ana Canhestro, Head de Inovação do Parque.
“A metodologia do Conexões vem sendo construída com o apoio de pesquisadores do Laboratório de Metodologias de Inovação (LabMIn) e será apresentada no dia da abertura com as startups selecionadas. Contudo, dando um spoiler, ela tem alto grau de customização, levando em consideração as especificidades e demandas de cada uma das startups. É uma experiência inédita para o Parque e de grande valor para o fomento do ecossistema de inovação e articulação entre os seus principais agentes”, explica Ana.
Para cumprir seu propósito, o Conexões BH-TEC também conta com o apoio do ecossistema mineiro: Fundepar, Biominas, BiotechTown, FIEMG Lab e Seed trazem toda a sua experiência para as ações do programa.
Nesta fase de inscrição e avaliação das startups, o Programa teve apoio do IEBT Innovation, que disponibilizou a plataforma Zing.
Comentarios