O Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS, mal encerrou a edição inaugural da Jornada Científica e já planeja o lançamento da versão 2024. Para isso, convida a sua participação para definir o tema!
Antes, uma contextualização.
Jornada Científica é o projeto lançado pelo CIS neste ano com o objetivo de levar a ciência e seu pensamento metodológico para a vida cotidiana - e também para a formação - dos alunos de Ensino Médio.
"É uma ação relevante para o CIS justamente porque possui essa perspectiva de atuar também como um veículo de divulgação científica, de popularização da ciência, da tecnologia e da inovação", resume a Head de Sustentabilidade do BH-TEC, Camila Viana.
A concepção
Na edição inaugural, alunas e alunos da Casa Viva participaram durante oito meses de ações no BH-TEC e na UFMG para vivenciarem a ciência em sua plenitude.
"O objetivo da Jornada é expandir o ensino e a aprendizagem de ciências a partir de uma experiência prática com o fazer ciência, com o processo de produção do conhecimento, com todas as etapas do processo de produção científica", introduz Arthur Correa, professor de Ciência Biológicas da Casa Viva, antes de complementar:
"Da identificação de um problema, levantamento de hipóteses, teste dessas hipóteses em laboratório, testes práticos, testes teóricos e depois uma conclusão com uma publicação de algum produto relacionado a esse processo ainda que não fosse a resposta final, entendendo que isso também faz parte do processo científico".
A primeira turma
Para a edição inaugural, o tema condutor foi a meta número 6 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU: "assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos".
“A Jornada Científica de Inovação Sustentável vai buscar sempre trabalhar um tema ambiental de relevância para a sociedade. O tema escolhido deste ano foi a água, e os alunos têm contato com o fazer científico em todas as etapas, lidar com a água em todas as escalas. Então, desde a questão de o quão a água é vital para a gente, dos sistemas de abastecimento e das análises mesmo”, explica o gestor de projetos de sustentabilidade do CIS, Wallace Carrieri.
Entre visitas a estruturas do BH-TEC e laboratórios da UFMG, o grupo da unidade de ensino conseguiram ampliar os horizontes sobre ciência.
"Durante este ano, aprendi a desmistificar um pouco o que é sustentabilidade. Sempre mantive muito na minha cabeça o conceito que a gente estuda durante o 5º ano, por exemplo, quando a gente aprende em qual cor de lixeira a gente colocar determinado material", afirma Melanie Cunha, de 16 anos.
"Eu aprendi que a sustentabilidade é um meio da ciência que pode se entender e se expandir nas diferentes áreas: desde filosofia até história, até geografia... Realmente está em tudo. Como a gente pode conectar a ciência a debates sociais", complementa.
Veja um minidoc com mais depoimentos de participantes da Jornada:
“Nesta edição, conseguimos abrir alguns laboratórios da UFMG para que os alunos pudessem ter essa experiência de mão na massa, do fazer científico, fazer análise de água em um laboratório, testar alguns resultados", diz Wallace.
"A gente colocou os alunos em contato com novas tecnologias, dentro de uma temática importante de sustentabilidade, que é a água", conclui Camila Viana.
A Jornada teve um encerramento em grande estilo no dia 18 de outubro, dentro do EcoParque, o primeiro evento do BH-TEC totalmente voltado para alunas e alunos das redes pública e privada de educação.
Edição 2024
Agora é chegada a hora de você participar da definição do tema para a segunda edição da Jornada Científica! Foram separadas três opções de ODS para serem exploradas em 2024:
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12: Consumo e produção responsáveis
ODS 15: Ecossistemas terrestres e biodiversidade
Para votar, é simples! Basta clicar AQUI e selecionar o tema preferido.
E continue de olho nos canais do BH-TEC: as definições sobre a segunda edição serão publicadas por aqui!
Comments