O programa Conexões BH-TEC foi lançado oficialmente hoje (31) durante mais uma edição Sexta no Parque. Todos os detalhes da primeira entrega do recém-inaugurado Hub de Inovação Multifuncional foram anunciados durante o evento, assim como a data do início das inscrições: segunda-feira, dia 3 de abril (clique AQUI).
O lançamento oficial do Conexões BH-TEC contou com mais de 100 inscritos e a presença do CEO do BH-TEC, Marco Crocco; do superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas, Pedro Emboava; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte, Adriano Faria, além de outras autoridades.
“Esse programa de pós-aceleração materializa a vocação do BH-TEC para ser mais que um local de inovação, mas um ambiente rico em iniciativas, que contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade”, destaca Crocco.
O lançamento, realizado durante uma edição do Sexta no Parque, teve uma visita guiada ao Hub de Inovação do BH-TEC, inaugurado neste mês, e, na sequência, teve a explanação, no auditório, da Head de Inovação do Parque, Ana Canhestro, além de uma fala do Crocco e de uma roda de conversa entre parceiros do programa.
Confira todos os detalhes!
Conexões BH-TEC
Afinal, o que é o Conexões BH-TEC?
"É um programa de pós-aceleração para empresas que já passaram por programa de aceleração e que, no momento, não faz mais sentido passarem por esses programas. A gente, então, oferece uma forma para que essas startups continuem ativas num ecossistema de inovação, tendo apoio de uma instituição, como BH-TEC, fazendo conexões", resume Ana Canhestro.
"Esse é o nome do programa e é a principal proposta de valor: trazer conexões reais não só com atores, universidades, laboratórios e as próprias empresas do BH-TEC, mas também entre as empresas participantes", complementa.
Porta de entrada para o BH-TEC
A Head de Inovação reforçou, durante a apresentação do lançamento oficial, o objetivo do Conexões ser, também, uma porta de entrada para o Parque Tecnológico de Belo Horizonte.
"É uma pré-entrada no Parque. A gente espera conhecer essas startups de base científico-tecnológica para que, no futuro, elas possam se instalar fisica ou virtualmente aqui no Parque", diz Ana Canhestro.
Portanto, ao fim do programa Conexões, as empresas mais alinhadas com a comunidade BH-TEC poderão ser convidadas para se associarem ao BH-TEC e continuarem a caminhada no Parque.
Quem pode participar
O objetivo do programa é atrair startups com um nível maior de maturidade:
startups de base tecnológica legalmente constituída e ativa
startups que já passaram por programas de pré-aceleração e/ou aceleração
spin-offs acadêmicas ou corporativas
startups que já tenham comercializado seu produto e/ou serviço
startups que desenvolvam tecnologias, produtos e serviços na área da Sustentabilidade
Propostas de valor
apoio para que os negócios de base tecnológica se mantenham ativos no ecossistema de inovação
uso da estrutura física do Hub do BH-TEC, que conta com coworking, sals de reunião, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência
programa "equity free"
ganho de visibilidade por meio das mídias e conteúdos produzidos pelo BH-TEC
indicação para integração à comunidade BH-TEC, após desempenharem bons resultados no programa
Cronograma
Serão três semanas para o período de inscrição e cerca de seis meses de programa. "Será um "intensivão" que a gente oferece pra vocês. E o próximo passo é convidar as mais alinhadas para continuar aqui no Parque", reforça Ana Canhestro.
período de inscrição - 3/4 a 23/4
análise de documento enviada - 24/4 a 25/4
avaliação das startups inscritas - 26/4 a 3/5
divulgação do resultado preliminar - 5/5
envio de recursos - 5/5 a 8/5
resultado final - 10/5
programa Conexões BH-TEC - 15/5 a 31/10
Para se inscrever no programa Conexões BH-TEC, clique AQUI.
Parceiros Conexões BH-TEC
O Conexões BH-TEC conta com o apoio de notáveis instituições e programas de aceleração: Biominas, BiotechTown, FIEMG Lab e Seed, que trazem toda a sua experiência junto às startups para as ações de um programa que é pioneiro por ter como foco as empresas de maior maturidade.
Na parceria do programa também está o IEBT Innovation, empresa especializada em inovação e tecnologia que é residente do Parque. Ela disponibilizou a plataforma ZING, uma ferramenta completa que possibilita a inscrição e avaliação de startups em programas e desafios de aceleração.
A Fundepar completa o conjunto de apoiadores do Conexões BH-TEC, trazendo para o programa a perspectiva do suporte na gestão e captação de investimentos.
Hub de Inovação Multifuncional BH-TEC
A partir de uma parceria entre Prefeitura de BH, Governo de MG e UFMG, o Hub do BH-TEC é um marco na nova fase de expansão do Parque e desenvolverá serviços de gestão da inovação e receberá programas de aceleração e incubação de iniciativas de alto potencial tecnológico.
A cartela de atividades do HUB contempla, ainda, soft landing para instalação de empresas brasileiras e estrangeiras prospectando negócios em MG e consultoria em transferência de tecnologia, entre outras frentes de assessoramento empresarial.
Comments