Innib41 acabou de receber o sinal verde da Anvisa e será uma das tecnologias expostas na Vitrine BH-TEC | Crédito: BH-TEC
Por Virgínia Muniz
Sabe esse frasco aí da foto? É um produto feito à base do nióbio que desativa o vírus da COVID por até 24h. O spray não agride o meio ambiente nem causa reações adversas, como, por exemplo, a sensação de ressecamento de pele típica após o uso de álcool. E mais: acabou de ser aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Fantástico, né?!
Esse é o Innib 41, um dos produtos que serão expostos na Vitrine BH-TEC, entre os dias 8 e 9 de junho. “O Innib41 faz parte de uma plataforma de produtos baseados em nióbio na qual a gente tem uma molécula mãe, que é modificada quimicamente e obtém esses produtos”, explica Luiz Carlos Alves Oliveira, professor do departamento de Química da UFMG e sócio-fundador da Nanonib, responsável pelo produto.
Luiz Carlos Alves Oliveira é cientista chefe da equipe da UFMG e a mente por trás de soluções desenvolvidas pela Nanonib | Crédito: Arquivo pessoal
Ficou interessado?
Testado por pediatras, o Innib41 é apenas um dos diversos produtos desenvolvidos pela Nanonib, empresa com foco no desenvolvimento de produtos à base de nióbio. Quer exemplos? A startup criou um creme dental com nanopartículas do mineral que, segundo a empresa, tem capacidade de clarear os dentes e combater bactérias orais.
E tem mais!
O grupo de pesquisadores trabalha agora com a ideia de um fungicida à base de nióbio. O produto promete revolucionar o agronegócio, já que substituiria uma gama de agrotóxicos nas plantações. Ele é menos agressivo porque não tem carbono, é atóxico e, caso seja espirrado nos olhos, não causa mal algum, segundo a Nanonib.
Laboratório da Nanonib no BH-TEC | Crédito: BH-TEC
Vitrine BH-TEC
Essas e outras tecnologias e soluções serão expostos na Vitrine BH-TEC, evento gratuito que acontece nos dias 8 e 9 de junho, no Parque Tecnológico de BH.
Confira a programação:
Comments