Nanotecnologia trabalha com estruturas na ordem de 1 bilhão de vezes menor do que o metro | Crédito: CTNano/Divulgação
Por Virgínia Muniz
Esta imagem é interessante, né?! Você tem ideia do que se trata? Uma onda do mar? Nada disso! Trata-se de uma estrutura vista na ordem de um nanômetro, medida 1 bilhão de vezes menor do que o metro. É até difícil imaginar algo tão pequeno, mas a importância dos nanomateriais - objeto de pesquisa da nanotecnologia - é gigante!
Esses materiais com estruturas bem pequenas são aplicados em ramos industriais diversos e em tecnologias de ponta, responsáveis por agregar importantes propriedades aos produtos.
De que forma?
A aplicabilidade da nanotecnologia é feita em duas classes: dispositivos e materiais. “A nanotecnologia traz ganhos em propriedades dirigidas à melhoria do tempo de vida de materiais, como, por exemplo, um para-choque de um carro, um pedaço de aeronave, uma tubulação para indústrias de óleo e gás", explica Glaura Goulart, coordenadora-geral do CTNano (Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno).
Professora Glaura Goulart será uma das palestrantes da Vitrine BH-TEC | Crédito: CTNano/Divulgação
"A nanotecnologia também evita falhas nas indústrias e em usos aplicados. E, nos dispositivos como sensores, ela vem para tornar o sensor mais sensível", complementa a estudiosa, que também é professora da UFMG.
Conseguiu captar?
Ou seja, ao implantar ou desenvolver dispositivos e materiais com a nanotecnologia, os produtos ganham aumento em propriedades, como, por exemplo:
✔ resistência à temperatura
✔ resistência ao desgaste
✔ resistência a ataques químicos
✔ aumento de capacidade sensorial
Quer um exemplo prático? O cimento nanoestruturado é superior na resistência à compressão e à tração em matrizes cimentícias, um dos fatores que influenciam no desempenho. Isso porque ele recebe nanotubos de carbono na estrutura.
O estudo de imagens como a de cima muda indústrias e a vida das pessoas | Crédito: CTNano/Divulgação
Venha conhecer de perto!
Vitrine BH-TEC
O CTNano e sua equipe de especialistas vão apresentar essas soluções e tecnologia na Vitrine BH-TEC, que será realizada nos dias 8 e 9 de junho no Parque.
“O público ouve falar de nanotecnologia, mas às vezes não sabe identificar quais os ganhos ela pode trazer para a sociedade, empresas, pessoas... Teremos, na Vitrine, duas formas de interação: um aprofundamento desses conhecimentos gerais e demandas específicas para as nossas pesquisas", diz Glaura.
Confira a programação completa da Vitrine BH-TEC:
Comments