Meio ambiente sempre compôs o BH-TEC | Crédito: Wetlands/Divulgação
Por Virgínia Muniz
Após anunciar a inauguração do Hub de Inovação, o BH-TEC se orgulha de implementar mais uma ferramenta essencial para a inovação no estado mineiro e no Brasil. É o CIS (Centro de Inteligência em Sustentabilidade), cujo pontapé inicial simbólico ocorrerá na próxima edição da Sexta no Parque, no dia 11 deste mês.
Vamos falar sobre o nosso evento gratuito mais abaixo, mas antes...
O que é o CIS?
“É um projeto estratégico do BH-TEC. O Parque, enquanto um habitat de inovação, se propõe a promover um desenvolvimento sustentável. O CIS é exatamente o que o BH-TEC vai fazer enquanto ações para entregar à sociedade a sustentabilidade e auxiliá-la rumo ao desenvolvimento sustentável”, explica a gestora do Centro de Inteligência em Sustentabilidade, Camila Viana.
Qual é o público-alvo?
“São as pessoas, toda a sociedade. São pessoas por trás de empresas, escolas, ONGs... Então, temos produtos que vão desde uma assessoria especializada e treinamentos a mentorias de programas de aceleração. O CIS é esse suporte que o BH-TEC vai fornecer: a maior entrega é essa conexão de todos os atores sociais com a prática da sustentabilidade”, esclarece Camila Viana.
O que 'sustentabilidade' quer dizer?
Muito bacana a proposta do CIS, não é?! Mas o que o termo sustentabilidade contempla? “Hoje, a sustentabilidade é resumida por um termo chamado ESG. Essas letrinhas significam, na prática, o que uma empresa pode fazer para ser sustentável. O termo nasceu do inglês: Environmental, Social, and Governance. Ou seja, se refere às práticas ambientais, sociais e de governança", diz a gestora do CIS.
"Uma empresa sustentável, hoje, é uma empresa que tem essa pauta ESG sólida dentro das ações da organização. Isso envolve um olhar atento às questões ambientais”, resume Camila Viana.
Gestão dos recursos, de resíduos, a economia no uso de recursos naturais, o descarte dos resíduos de forma consciente e ambientalmente correta... Todas essas são ações que caracterizam a implantação de ESG em uma empresa, acompanhadas de questões sociais, como inclusão e diversidade.
“Isso tudo diz respeito à sustentabilidade. O CIS vai auxiliar nessa compreensão, trazer isso para o escopo das empresas, trazer isso para o estado de Minas Gerais: esse entendimento e adequação, essa solidez de atuação da linha da sustentabilidade. Esse é um dos nossos serviços”, detalha a gestora.
E a Sexta no Parque?
Você se lembra do nosso evento gratuito mensal (relembre aqui), certo?! Sempre em uma sexta-feira, o BH-TEC promove um dia recheado de conhecimento, debate, inovação e networking. A cada mês, um tema diferente, com um convidado, referência nacional no assunto, para falar aos participantes.
Neste mês, que marca a realização da COP 27 (27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), não poderíamos escolher outro tema: Sustentabilidade! A Sexta no Parque vai marcar, ainda, o lançamento oficial do CIS.
Convidado especial
O palestrante será Álvaro Almeida, diretor da GlobeScan Latin America, com mais de 20 anos de atuação nesta temática. O estudioso vai apresentar, no evento, dados de recente inventário elaborado pela multinacional que atua na elaboração de pesquisas e inventários de sustentabilidade para grandes empresas.
Na palestra intitulada “Agenda da Natureza”, o especialista reflete com os participantes sobre o papel das empresas na proteção da natureza e biodiversidade e como melhor endereçar estas diretrizes na estratégia, na gestão das operações e no engajamento com stakeholders.
Curtiu? Já garanta seu ingresso gratuito! Na edição inaugural, todas as vagas foram preenchidas rapidamente. Basta clicar AQUI.
Programação
9h30: boas-vindas com lanche especial
10h: apresentação da “Agenda da Natureza”
10h30: lançamento do CIS
10h30-11h30: debate e reflexões
11h30: visita à mostra de produtos
12h: almoço no restaurante do BH-TEC (não incluído)
Comments